SP: Gás encanado sobe até 40% nas áreas da Naturgy e até 10,2% nas áreas da Comgás nesta segunda-feira, diz Arsesp

Chama de gás enganado  — Foto: BBC
Chama de gás enganado — Foto: BBC

G1SP – As tarifas de gás encanado no estado de São Paulo vão subir até 40% nesta segunda-feira (31) nas áreas da concessionária Naturgy e até 10,2% nas áreas da Comgás, segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp).

De acordo a Arsesp, após o reajuste federal, o aumento médio para os consumidores do estado seria de 34%, segundo as regras contratuais. Mas a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do governo de SP solicitou à agência estudos para reavaliar possíveis medidas para reduzir o impacto aos usuários.

Com isso, a agência afirma ter conseguido reduzir o índice de reajuste médio na área da Comgás, que atende principalmente a região metropolitana de São Paulo, e o restante do repasse de aumento da tarifa será diluído entre os anos de 2022 e 2024, nos próximos reajustes anuais de tarifa autorizados pela agência.

“O Governo do Estado de São Paulo observou com preocupação a aceleração da inflação medida pelo IGP-M e, também, o aumento no custo do gás, objeto de reajustes recentes realizados pela Petrobrás. (…) A alteração entre o IGP-M e o reajuste proposto será compensada ao longo dos próximos anos, de forma diluída entre os anos de 2022 e 2024”, disse comunicado publicado pela Arsesp sobre a região da Comgás.