Primeiro empréstimo marca abertura do acervo da Biblioteca Veríssimo de Melo à comunidade universitária

Fotos de Cícero Oliveira, UFRN

Era quarta-feira, 03 de novembro, logo depois do feriado. O servidor Helton Rubiano, da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chegou à Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo (BSVM) para pegar emprestado o exemplar do livro Apontamentos sobre a faca de ponta, do escritor potiguar Osvaldo Lamartine. Helton já conhecia a publicação através de uma edição mais recente, do Sebo Vermelho, mas era a primeira vez que poderia ter contato com a obra original. 


A BSVM foi criada ainda em 1962, mas só em 2020 passa a integrar a rede de bibliotecas da UFRN. Agora, parte do acervo que, inicialmente, era emprestado apenas para a equipe do Museu e, agora, está aberto a toda a comunidade acadêmica, de acordo com as mesmas normas que regem o funcionamento das bibliotecas da UFRN. 


Foi pelo Sigaa que Helton teve acesso ao material e agendou o que seria o primeiro empréstimo da história da mais nova integrante do Sistema de Bibliotecas da UFRN. Para ele, a reunião de títulos voltados para a museologia e a localização na sede do MCC são diferenciais da biblioteca. “A oficialização de mais uma biblioteca na UFRN vem somar aos esforços de disponibilizar ao público um rico acervo de pesquisa e estudo”, afirmou.
A biblioteca tem perfil universitário e é voltada para atender estudantes e servidores da UFRN, com o acervo nas áreas de Antropologia, Museologia, Arqueologia, Paleontologia, Arte, Estudos Ambientais e História do Rio Grande do Norte. São, aproximadamente, seis mil exemplares, entre livros técnico-científicos, obras de referência, trabalhos acadêmicos, folhetos de cordel, folhetos, periódicos, publicações de eventos e o acervo particular de Veríssimo de Melo.

 
Até o momento, apenas parte desse material, cerca de 500 títulos, foi incluído no Acervo Circulante e estão disponíveis para consulta e empréstimo regular. Por causa da pandemia da Covid-19, a política de empréstimos segue as normas do SISBI/UFRN, assim, aqueles que desejarem fazer um empréstimo precisam agendar previamente através do Sigaa. Por enquanto, o acesso ao acervo e às mesas de estudo estão indisponíveis. 
A Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30. São obrigatórios o uso de máscara, o distanciamento físico, a higienização das mãos e o agendamento prévio. Para devoluções, outros serviços ou demais informações, os interessados podem entrar em contato com a bibliotecária através do telefone (84) 3342-4915.ou e-mail biblioteca@mcc.ufrn.br.

Leave a Comment