Papa reza pelo Afeganistão: encontrar soluções na mesa do diálogo

Talibãs entram em Cabul
Talibãs entram em Cabul  (AFP or licensors)

Após a oração do Angelus, Francisco uniu-se à preocupação unânime pela situação no país e implorou que cesse o barulho das armas. Após a capitulação das principais cidades afegãs, a capital também se rende ao avanço dos Talibãs. As embaixadas organizam sua evacuação.

Antonella Palermo, Silvonei José  – Vatican News

“Peço-lhes que rezem comigo ao Deus da paz para que cesse o barulho das armas e as soluções possam ser encontradas na mesa do diálogo. Somente assim a martirizada população daquele país – homens, mulheres, idosos e crianças – poderá voltar para suas casas e viver em paz e segurança no pleno respeito mútuo”.

Foi assim que o Papa Francisco, ao meio-dia deste domingo, após o Angelus na Praça São Pedro, uniu-se “à preocupação unânime pela situação no Afeganistão”, onde os Talibãs também ocuparam a capital Cabul.

Os Talibás em Cabul

Os Talibãs estão entrando em Cabul de todos os lados. Helicópteros aterrissaram perto da embaixada americana na capital, enquanto veículos diplomáticos estão deixando o complexo. Com a capitulação de Mazar-i-Sharif, Maymana e Jalalabad – a quinta maior cidade do Afeganistão – o número de capitais de província que caíram nas mãos dos Talibãs subiu para 26. A maioria das cidades se rendeu sem lutar. Procedendo com grande rapidez, os Talibãs conseguiram controlar todos os postos de fronteira no Afeganistão e o aeroporto de Cabul, continua sendo a única saída do país.

O Ministro do Interior paquistanês, Sheikh Rashid Ahmed, confirmou que os Talibãs haviam conquistado o lado afegão do vale de Torkham, a última travessia restante controlada pelo governo.

O Reino Unido está preparando a evacuação do embaixador britânico em Cabul, Sir Laurie Bristow. Seiscentos soldados estão destacados na capital para a evacuação dos demais cidadãos britânicos e afegãos que colaboraram com o exército de Londres.

Vatican News

Leave a Comment