Números de turistas estrangeiros no Brasil vem caindo desde 2019

Números de turistas estrangeiros no Brasil vem caindo desde 2019
Foto cedida

Os números de turistas estrangeiros no Brasil vem caindo desde 2019. Sem duvidas, é ínfimo, é nada, principalmente em relação, por exemplo, a Ilha da Capri (Itália), destino badalado de veraneio na Europa, na disputada Costa Amalfitana, que é um pouco maior que a metade de Fernando de Noronha: são apenas 6 km de extensão e 2 km de largura e com apenas 12 mil habitantes, recebeu 2 milhões de turistas somente em 2020. Sem dúvidas isso se chama infraestrutura turística. Já o Brasil recebeu a a visita de apenas 6,3 milhões de turistas internacionais em 2019.

A saber, mais da metade desses visitantes (3,6 milhões) veio dos países vizinhos. Naturalmente, os argentinos seguem liderando a lista dos principais emissores (1,9 milhão), seguido dos Estados Unidos (590 mil) e Paraguai (406 mil). Atualmente, os dados são da 2ª edição do Anuário Estatístico de Turismo 2020, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Dados e Informações do Ministério do Turismo. Além disso, o número é menor ainda que em 2018, com uma redução de 4%. Ainda, segundo o documento produzido pelo Ministério do Turismo, os meses mais procurados pelos turistas internacionais foram janeiro e fevereiro, meses de alta temporada.

De acordo com Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, “A queda nos números pode ser explicada pela redução dos visitantes do nosso principal emissor, a Argentina, que viveu um ano de muitas mudanças políticas em razão da eleição presidencial. De fato, acredito que temos trabalho em todas as frentes para desenvolver todo o potencial turístico do nosso país no período pós-pandemia. Sem dúvidas o Brasil reúne todas as condições para atender o novo perfil de viajante: foco na biossegurança e destinos de natureza”, comentou.  Certamente temos todas as potencialidades. Só nos falta infraestrutura, conectividade, segurança e explorarmos o turismo de fato e não o turista. Assim, ir de um destino a outro no Brasil demanda pagar muito caro, encarar conexões absurdas e demoradas. Temos belezas naturais? Naturalmente que sim! Chegar lá é que é o grande problema.

Turismo online

Leave a Comment