Governo federal cria cinco linhas de crédito às vésperas das eleições

Foto: Reprodução/Agência Brasil

De olho nas eleições deste ano, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) já criou cinco linhas de crédito para pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas. O objetivo do Planalto é impulsionar a economia do país.

A mais recente delas foi anunciada nessa segunda-feira (25/4). Batizado de Programa Crédito Brasil Empreendedor, o conjunto de medidas favorece o acesso de micro e pequenos empreendedores de diversos setores ao crédito.

Segundo o governo, as micro e pequenas empresas (MPE) representam cerca de 99% do total das empresas brasileiras e são responsáveis por 62% dos empregos. Além disso, correspondem a 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Com as medidas, o crédito foi ampliado e atinge um leque maior de empreendedores. Estamos democratizando o acesso das MPEs ao crédito em condições antes disponíveis apenas para empresas maiores”, afirmou a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques.

O programa inclui uma medida provisória de crédito, que deve alavancar R$ 23 bilhões em financiamentos. O texto regula os fundos garantidores de crédito para micro, pequenas e médias empresas.

Na prática, a MP permite que os bancos tenham mais facilidade para liberar créditos, inclusive com taxas de juros mais favoráveis ao governo federal. No total, o pacote lançado é de cerca de R$ 90 bilhões, o que inclui micro e pequenas empresas e também microempreendedores individuais (MEI).

Metrópoles / BG

Leave a Comment