Covid-19 RN: Governo do Estado contrata 80 leitos de UTIs e 20 clínicos para atender as emergências

Hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, está com 100% de lotação — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi
Hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, está com 100% de lotação — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi

O governo do Estado do Rio Grande do Norte contratou 80 leitos de UTIs e 20 leitos clínicos para atendimento emergencial a pacientes com o Covid-19.

Segundo o G1 a contratação ocorreu ontem (18), quando o Governo do RN anunciou Chamamento Público Emergencial para retaguarda junto à rede privada. Esses leitos serão para atendimentos de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O edital prevê também a contratação de hospitais da rede privada especializados em terapia intensiva, para gestão e operacionalização, na sede da contratada, de leitos de UTI para adultos e de retaguarda de enfermaria clínica que não sejam pacientes com Covid-19.

O edital também visa a contratação emergencial de serviço de transporte sanitário em ambulâncias, incluindo equipe de profissionais, materiais de proteção individual e equipamentos para oferecer Suporte Avançado de Cida (SAV) e garantir a transferência dos usuários com sintomas graves da Covid-19.

“A principal função do Samu é levar pessoas da rua ou de casa para os hospitais. Entre hospitais, entre regiões, esse transporte tem que ser um transporte sanitário, preferencialmente, e por isso que a contratação foi imprescindível”, disse Petrônio Spinelli.