58% dos servidores ativos do RN terão alíquota de contribuição alterada com reforma da previdência, 40% dos aposentados serão atingidos

Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo
Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo

A reforma da previdência do Estado do Rio Grande do Norte vai atingir em cheio 58% dos servidores ativos, todavia, o governo informa que só haverá impacto negativo na vida de apenas 40% dos aposentados.

A aprovação do projeto ocorreu ontem (29) na Assembleia Legislativa. Mas esses percentuais foram divulgados pelo governo de Fátima do PT.

Na prática, quem ganha até R$ 3.500,00 permanecerá com a alíquota de 11%, já aplicada anteriormente. Os aposentados dentro dessa faixa continuarão isentos. Os servidores que ganham mais, vão contribuir mais, com uma taxação progressiva que chega a 18% para os que estão no topo da carreira, ganhando mais de R$ 25 mil mensais.

Ainda de acordo com o governo, a previdência do Rio Grande do Norte apresenta um déficit de 130 milhões por mês. Em 2019, o valor somou 1,57 bilhão, representando crescimento de 15,6% em relação a 2018. Na nota, o governo responsabilizou “gestões anteriores que destruíram o Fundo Previdenciário”.

G1RN

Leave a Comment